1 de setembro de 2018

As ciências ômicas: Metabolômica


Autora: Jéssica Gardone Vitório

As ciências ômicas visam à compreensão dos processos biológicos relacionados ao funcionamento molecular e as alterações envolvidas a esse. Várias plataformas tecnológicas foram desenvolvidas como: a genômica, que teve sua visibilidade com o projeto do sequenciamento do genoma humano, a transcriptomica, proteômica e a metabolômica. 



As moléculas de baixo peso molecular (até 1500 Da) de um sistema biológico compõe o metaboloma, e a tecnologia desenvolvida para o estudo nesse campo denominou-se metabolômica. O termo metabolômica, e a análise do metaboloma como uma medida abrangente e quantitativa, foram introduzidos por Oliver Fiehn, em 2001, mas as pesquisas relacionadas a metabólitos são mais antigas.  

A metabolômica é um campo em ascensão e se caracteriza pela detecção e quantificação dos produtos finais e intermediários do metabolismo biológico.  Compreende o estudo dos metabólitos de uma determinada célula, tecido, organismo, fluído biológico ou órgão, no momento de análise, e é considerada a análise mais próxima ao fenótipo.

Os resultados obtidos nas análises metabolômicas são considerados essenciais no entendimento dos complexos mecanismos biológicos relacionados à genômica funcional. A integração de dados metabolômicos com dados gerados em plataformas genômicas epigenômicas, transcriptomicas e proteômicas, fazem uma cobertura dos processos moleculares como uma rede, gerando um maior conhecimento da funcionalidade do metabolismo biológico.


Leitura recomendada: 

FIEHN, O. Combining genomics, metabolome analysis, and biochemical modelling to understand metabolic networks. Comparative and Functional Genomics. 2, 155. 2001

SUN, Y. V; HU, Y. Integrative Analysis of Multi-omics Data for Discovery and Functional Studies of Complex Human Diseases. Adv Genet, v. 93, p. 147–190, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário